quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Isso é uma fraude?


Depois da aula de Autenticidade e Veracidade que a monitora deu na semana passada, foi proposta uma atividade em que temos que mostrar um documento fraudado real para outro grupo fazer uma análise, segundo os conceitos apresentados no texto da Luciana Duranti e conceitos dados em sala. Vamos ao documento e as informações:



                            Fonte: Certidão de casamento

Então, Dilma e Lula são casados?! kkkkkkkkkk

Um fato pra lá de cômico mostrou a falta de seriedade dos tabelionatos de Salvador, a certidão de casamento foi publicada na internet e causou um verdadeiro burburinho!

Após pagar, segundo ele, R$8 de "comissão por fora" (700% a mais do que pagaria normalmente, já que o serviço custa de R$ 1 pela tabela cartorária), o homem, que prefere não se identificar, teve a certidão autenticada em poucos minutos. Segundo ele:

"O departamento de arte da minha empresa adulterou uma certidão de casamento legítima. Chegando no cartório, só tinha essa xerox aqui na mão. Eles cobraram um valor maior para autenticar sem o original. Foi rápido e fácil”

No documento, Dilma Vana Rousseff passa a se chamar Dilma Rousseff da Silva. Na filiação indicada no documento, o autor da denúncia teve o cuidado de colocar os nomes corretos dos pais de Dilma e Lula.
Um dos funcionários da unidade, identificado como José Marcos Lopes Brito, teria assinado o papel como se Luiz Inácio da Silva e Dilma Vana Rousseff tivessem se casado há 15 anos, no dia 9 de setembro de 1994.


                     Fonte: Lula e Dilma


Quais as análises que podemos fazer quanto a esse documento? É autentico? É verídico? Quais outros aspectos podem ser levantados? 


Um comentário:

  1. Grupo DIGA

    A diplomática tem início na identificação do documento e em verificar a sua veracidade. No caso da certidão de casamento entre o ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma, em Salvador, pode ser analisado as suas competências.

    No decorrer do texto, é possível notar que o documento é autêntico, pois o documento foi produzido por uma autoridade competente e legal, ou seja, o Cartório que produziu o documento existe e recebeu uma determinada função pelo próprio Poder Judiciário. Além do registro civil, um cartório tem a função de registro de imóveis e tabelionato de notas. Visto que o documento é autêntico, nota-se que a certidão de casamento foi apenas uma brincadeira, pois logo no início do texto o autor comenta da ”falta de seriedade dos tabelionatos de Salvador“.

    Cabe dizer que a autenticidade do documento pode ser relativa enquanto a sua função, pois no Cartório a certidão de casamento tem a função de registro civil, mas caso venha apresentar essa documentação para comprovar ou servir de prova em outra entidade, aí já perde a autenticidade do documento.

    Quanto a sua veracidade, pode-se notar que o documento não é verídico, pois não expressa a verdade e a realidade do autor (no caso, o Lula e a Dilma) em relação à documentação. Até porque o próprio autor do documento, que não se identificou, diz que: “adulterou uma certidão de casamento legítima”. Logo, prova que o documento foi fruto de uma falsificação.

    Outro ponto a citar, é a qualidade da falsificação, contendo carimbos e assinaturas do cartório aparentemente legítimas. Teve o cuidado em colocar os nomes corretos dos pais do Lula e da Dilma.

    Portanto, apesar da forte ligação que existe entre ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma, a certidão de casamento é falsa. Ela é autêntica (dependendo da sua função), mas não cerídica.

    ResponderExcluir