sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Modelo Tipológico


Oi pesquisadores,


Mas uma semana que se passa e o semestre está chegando ao fim...


                      Fonte: imagem



A missão de hoje é para dizer qual o modelo tipológico que achamos mais apropriado detre tantos apresentados nos textos que colocamos no post abaixo, então vamos nessa!!

Numa discussão em grupo, nós avaliamos os modelos tipológicos e chegamos à opiniões em comum. Identificamos que a análise tipológica de Lopez  atende muito bem diversos tipos documentais, porém nós utilizaríamos também alguns elementos de Madrid, para ser um modelo tipológico mais completo. 

Além dos elementos propostos por Lopez, nós utilizaríamos de Madrid a ordenação (“podrán ser estos números, cronológicos, alfabéticos, geográficos, o por assuntos). Outro elemento que utilizaríamos seria o “expurgo”, que se resume em dizer “que documentación es de custodia permanente, cual es susceptible de eliminación, que critério de selección se debe tener em cuenta para efectuarla”.


Resumindo os elementos que o grupo acharia mais adequadas para um modelo tipológico, seriam elas:
·      
  •   Identificação:
- Denominação original;
- Local;
- Data.
  •   Caracteres externos:
- Gênero;
- Suporte;
- Formato.
  •   Caracteres internos:
- Produtor;
- Conteúdo;
- Objetivo/Função;
- Público alvo.
  •   Ordenação
  •   Expurgo.


Portanto o grupo decidiu que o modelo para a análise tipológica ideal seria a união dos modelos de Lopez (na maioria do modelo), e Madrid (adicionando alguns elementos). 

Não descartando também a possibilidade de acrescentar outros elementos de outros autores como Duranti e Ruipérez, caso seja necessário em uma análise tipológica. 








Até a próxima...



Referências

LOPEZ, A. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: História Social USP/ Loyola, 1999. (Teses).

GRUPO DE ARCHIVEROS MUNICIPALES DE MADRID. Tipologia documental municipal 2. Arganda del Rey: Ayuntamiento de Arganda del Rey, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário